APRENDENDO A APRENDER: Conteúdo X Ferramenta

APRENDENDO A APRENDER: 

DICAS DE ESTUDO 

Conteúdo X Ferramenta


Eu sempre vejo as pessoas falando que aprender línguas estrangeiras é chato, difícil, leva muito tempo, entre outras coisas. E muita gente faz aulas, mas quando chegam em casa não tem disposição de estudar e fazer o temido para casa!! 




Bem, na verdade isso é porque vocês estão considerando a língua estrangeira, que pode ser inglês e espanhol ou alemão, italiano, árabe, como um conteúdo, e aí que mora o perigo. Quando vemos a língua estrangeira como conteúdo a diminuímos, aprendê-la passa a ser um estudo enfadonho, chato, pesado. Mas quando vemos este aprendizado como uma forma de adquirir uma nova ferramenta, tudo muda! 


Mas como assim uma ferramenta?




Se analisamos os motivos que levam as pessoas a aprenderem uma língua estrangeira, normalmente é por que o mercado de trabalho exige, por que tem que passar em uma prova, e mesmo quando dizem que é para conversação no fundo os alunos veem o aprendizado deste idioma como um conteúdo a ser adquirido. Mas a verdade é que aprender um idioma, seja ele qual for, é adquirir uma ferramenta, uma chave que abrirá portas comunicativas, que permitirá que você tenha acesso à informação e que mudará sua vida para sempre. Quando encaramos assim o aprendizado de um idioma tudo fica mais claro. Sentimo-nos mais motivados e animados para estudar e buscar formas de interação. 


Uma ferramenta sem uso enferruja, e não poderá nos ajudar quando mais precisamos, o mesmo acontece com as línguas estrangeiras, não basta aprende-las, é necessário integrar o seu uso à sua vida diária. Por isso por mais importante que seja frequentar um curso ou uma aula, fazer os deveres, o essencial é colocar o idioma no seu dia a dia, inclusive no seu tempo de lazer, por exemplo. 


Então eu convido vocês a refletir: o que eu gosto de fazer no final de semana? 



Vamos ver no meu caso: 



Eu gosto de ler: ótimo, que tal tentar ler um livro do meu interesse e no idioma que estou aprendendo? 


Eu gosto de praticar esportes: bacana, que tal entrar em um grupo do facebook sobre esportes e interagir com as pessoas falando sobre este tema? 

Eu gosto de viajar: eu também! Então quando for planejar a próxima viagem visitem blogs de turismo no idioma que estão aprendendo, assim vocês conseguirão fazer um roteiro super interessante e ao mesmo tempo utilizam a sua ferramenta. 

Eu gosto de ouvir música: perfeito, músicas são uma excelente maneira de aprender idiomas, e em breve escreverei um texto sobre como usar as músicas no aprendizado de uma língua estrangeira. 


E no dia a dia? 


Eu sempre leio as notícias antes do trabalhoEntão porque não acessar os sites de jornais internacionais e ler as manchetes? 

Eu participo de um grupo de amigos no whatsapp: porque não reunir todos os que também estudam inglês em um grupo e conversar só neste idioma? 

Quando a gente descobre que a língua estrangeira é uma chave ou uma ferramenta, tudo fica mais fácil, e você vai querer utilizar ela diariamente, de maneiras que você nem imaginava antes. 

Não se esqueçam de que no meu canal no youtube há vários vídeos que ajudarão vocês a utilizarem esta ferramenta incrível que é uma língua estrangeira. 

E curtam minha página no Facebook e me sigam no Instagram!!

Beijos, 

Comentários